Os judeus nasceram em Israel e lá foram sendo criadas as características religiosas e culturais desse povo. Eles foram expulsos pelos romanos e sempre desejaram retornar para o local da 'Terra Prometida'. Foram vítimas por diversas vezes de perseguições e preconceitos. Durante a ausência do povo judeu, esse local passou a ser ocupado por outros povos.

Como a região pertencia à Inglaterra, o país passou a vender partes dessa terra para judeus que possuíam dinheiro para pagá-la. A migração para Israel recebeu o nome de Sionismo. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra prometeu construir um Estado livre para os judeus no território palestino. Os assentamentos começaram a surgir e foi crescendo o número de pessoas que o habitavam e que tinham interesse em ir para lá. O problema é que tribos e pessoas de etnias bastante distintas tinham que dividir a mesma região, porque os acampamentos não haviam sido delimitados.

Após a Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus foram mortos pelos nazistas. Por causa disso, eles não queriam voltar para os países onde havia ocorrido tanta violência e a migração para a região da Palestina intensificou-se. Viram a necessidade da criação de um Estado judeu para diminuir os efeitos que a guerra causou a eles. A ONU tomou uma decisão, realizou a divisão da região para os judeus (Israel) e para os árabes (Palestina com a Faixa de Gaza e a Cisjordânia), sendo que também foi criada uma zona internacional próxima a Israel. Em 1948, foi finalmente criado o Estado de Israel com a ajuda dos Estados Unidos.

Em 1969, ainda ocorria o problema de Israel com o território palestino. Para tentar acalmar a situação, o secretario de Estado americano interveio e conseguiu um tratado de paz entre os países envolvidos. Apesar disso, Israel invadiu o canal de Suez, deixando soldados egípcios presos.

Israel fica junto à costa oriental do Mar Mediterrâneo e fica próximo a países como Egito, Líbano e Jordânia. Sua geografia é bastante diversificada, mas sua região é mais composta por um clima semiárido. É um país com muito sol e é um oásis de estabilidade no meio do Oriente Médio. Possui uma fauna e flora muito rica; porém, sofre com escassos recursos hídricos.

Principais Cidades

  • Jerusalém: é a capital do país e considerada o centro espiritual para o povo judeu. Está situada nas colinas de Judeia e fica no centro de Israel, além de ser a maior cidade. O nome dela foi lembrado nas Escrituras Sagradas.
  • Tel Aviv: É a cidade que abriga as maiores indústrias e o setor financeiro do país.
  • Haifa: Essa cidade está situada na parte costeira. Além disso, é um importante porto e um centro comercial e industrial.
  • Beer Sheva: É um grande centro urbano da parte sul de Israel. Foi citada na Bíblia como um acampamento de Patriarcas.